terça-feira, 11 de julho de 2017

Gola em Tricô - Barra Inglesa

Gola de tricô, aquela peça que todo mundo precisa ter no guarda-roupa. Prática, dá um charme especial no visual e ainda aquece. Dá vontade de ter uma de cada cor :-)

Material:
2 novelos de fio Seda Premium da Círculo, na cor Bege
Agulha para tricô nº 9

Trabalho realizado usando o fio duplo e com ponto Barra Inglesa:
1ª carreira em meia
2ª carreira *1 m., 1 meia duplo*. Terminar com 2 meias. (Repetir sempre esta carreira)

Quantidade de pontos: 36

Eu optei por fazer a gola mais larga e mais curta. Teci o que essa quantidade de fio me permitiu, resultando numa gola de comprimento médio, que tem bom caimento, mas não permite dar duas voltas. Assim, se você quiser uma gola maior para poder dar duas voltas no pescoço, certamente terá que utilizar um novelo a mais ou fazer com menos pontos. Penso que também deve ficar muito bonita se for tecida com apenas um fio, que deve dar uma aparência mais leve e delicada. Isso vai do gosto particular de cada um.  Enfim, eu acho linda de todas as formas.
Por ser uma gola mais curta, eu torci antes de costurar para dar mais movimento e charme à peça.  Basta inverter as pontas na hora de costurar. O esquema mais detalhado você encontra aqui: http://tricoeafins.blogspot.com.br/2010/06/golas-torcidas.html

Minhas impressões sobre este fio:
Tem um caimento maravilhoso, um brilho discreto e é muito macio. É um fio muito gostoso de trabalhar e deixa a peça com um toque mais requintado.
Encontrei alguns nós enquanto tecia, e os nós nesse fio ficam feios pois ele possui um fio branco por dentro. Não é o padrão de qualidade esperado para um fio caro como este. Também não consegui puxar o fio interno de nenhum dos dois novelos (me pareceu uma missão impossível). Então tive que utilizar o fio da parte externa do novelo (e foi também bem difícil de encontrar a ponta).
Mas, no geral, fiquei satisfeita com o resultado e o toque dele na pele é mesmo muito agradável.

5 comentários:

  1. Seus trabalhos são lindos e tudo com perfeição .Seus pontos na peça é tão perfeito , dando a impressão de ser feito com máquina de tricotar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Glorinha... seu comentário é um grande incentivo! 😘

      Excluir
  2. Boa tarde!!! Trabalho maravilhoso!!! Poderia me tirar uma dúvida??? Como seria o ponto meia duplo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Helena. Fica mais fácil ver como é feito, nesse vídeo, que está bem explicadinho https://www.youtube.com/watch?v=upVRSWAExxw
      É um ponto muito gostoso de fazer. :)